Cinema
Mãe

Se você ainda não viu Mãe do diretor Darren Aronofsky e pretende ver, sugiro não ler muita coisa sobre o filme. Pois o ”barato” dele enquanto se assiste, é justamente não saber o que está acontecendo (ou apenas suspeitar). E então, depois que o filme termina você se pergunta: ‘Oi?’

Os dias se passam e sua mente ligará detalhes, cenas, falas, e só então começa a ver o todo (se tiver prévio conhecimento de dois assuntos basicamente). Depois de juntar o ‘quebra-cabeça’, procurará ler resenhas com spoilers para certificar-se que não viajou na compreensão. Bem, ao menos foi esta a minha experiência com o filme; que imagino ter compreendido mas até agora não sei qualificar.

O que dá para afirmar, é que decididamente é uma experiência diferente. Questionei-me se seria uma obra prima ou um filme pretensiosamente genial. E encarando o fato de que se assistisse ao filme munida de mais informações, faltaria a sustentação; não acho que dê para dizer que seja um filme genial; pois ele sustenta-se pela forma. Sua sustentação é causar surpresa, estresse, desconforto, caos e estranheza através da performance.

Claro que há filmes geniais sustentados pela forma mas, juntamente com este alicerce, há um texto profundo. As metáforas são criativas e conceituais mas o texto delas é razo. O que me pareceu proposital no entanto, em mascarar o profundo com o trivial para aflorar o subliminar. Bem, foi uma escolha. Neste caso, o tempo dirá. Mas também foi uma escolha, momentos auto-explicativos no texto totalmente dispensáveis, já que a ideia era ‘pirar o cabeção’. Aqui, o erro, foi subestimar o público.

Por fim, vale a pena assistir. Ótimas atuações e Jennifer Lawrence dando tudo de si. Mas é um filme para se pensar e não para entreter-se. Tampouco é um dramão de casal como imaginei a princípio. O drama do casal é a ponta do iceberg.

Termino aqui com esta frase spoiler subliminar. 😉

 

Comente via Facebook

Comente via Facebook

About the author

Paulistana; gosta de escrever, dias nublados, leituras densas, música, cinema e gastronomia.

Deixe um comentário

Arquivos
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Seguir modo abstrato
%d blogueiros gostam disto: