Livros de Estudos
História da Literatura Brasileira de José Veríssimo / Introdução

paper-623167_1920

Sobre o autor

José Veríssimo Dias de Matos (1857-1916) foi um escritor brasileiro, nascido em Óbidos, Pará. Também, era educador, jornalista e estudioso da literatura brasileira. Membro e um dos idealizadores da Academia Brasileira de Letras.

Em sua obra História da Literatura Brasileira (1915), ele diz que até Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878, São João de Ipanema-SP), o que se tinha sobre a matéria eram apenas estudos superficiais e a obra de Sílvio Romero (a 1ª obra completa) muito se valeu dos estudos de Varnhagen e Norberto Silva. E que ele próprio serviu-se destes estudos para dar sua visão pessoal sobre o tema.

Introdução (síntese).

A Literatura Brasileira é estudada através da divisão de dois momentos: período colonial e período nacional. No primeiro período, a literatura brasileira não tem uma identidade própria, sendo uma mera cópia da literatura portuguesa, cujo maior representante à época, era Camões.

Mas se o início da Literatura Brasileira foi marcado pela imitação, e este primeiro momento na visão do autor José Veríssimo as produções são medíocres, é dos mineiros que surgira a ideia de libertação literária com a chamada Plêiade Mineira.

Embora, o movimento fique ofuscado pelas academias literárias  existentes à época (ainda com influência portuguesa), a ideia da Plêiade Mineira é retomada com toda força a partir de 1836 com o movimento do Romantismo, onde então inicia-se o período nacional. Ressaltando que o ano considerado como marco inicial da Literatura Brasileira é o de 1822, juntamente com a independência do Brasil e quando então o conceito de Literatura, passa a ser igual ao que temos hoje ao menos na questão da autoria.

A esta época, o Romantismo é um movimento generalizado em toda a Europa e no Brasil, o Romantismo tem em seu sentimento nacionalista, os elementos que lhe coube: o índio, a natureza e a própria história do país.  Nesta fase da emancipação literária, são consideradas Literatura Brasileira apenas as obras de escritores nascidos e criados no Brasil.

Atrelada a esta constituição da Literatura Brasileira, José Veríssimo leva em consideração em seus estudos, questões raciais (índios e negros), morais e sociais (navegantes portugueses e jesuítas), para traçar o perfil do que viria a ser o protótipo da mentalidade intelectual brasileira, demonstrando então uma ideia que parecia ser comum a época: o racismo. Embora pareça ser um assunto de interesse do autor visto que ele estuda a questão em outras de suas obra. Mas isto é assunto para os próximos posts.

Comente via Facebook

Comente via Facebook

About the author

Paulistana; gosta de escrever, dias nublados, leituras densas, música, cinema e gastronomia.

2 Comentários

  1. Lilian Lima

    Oi, Cris!!! Está muito interessante retomar este assunto. Temos Literatura no colégio mas com o passar dos anos, nos esquecemos. É bom relembrar e redescobrir. Boa semana pra vc tb. 🙂 Depois posto as outras partes 🙂 Beijos.

  2. Cris Campos

    bom, esse comentário é só pra dizer que eu vou aguardar os próximos posts pra então comentar. Bjo e boa semana linda Lilian !

Deixe um comentário

Arquivos
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Seguir modo abstrato
%d blogueiros gostam disto: