Literatura Japonesa
Trilogia 1Q84

 

Vol. 1

1Q84, é uma trilogia do escritor japonês Haruki Murakami inspirada no livro 1984 de George Orwell.

Haruki Murakami tem uma escrita genial pois constrói uma estória profunda sem ser denso. O que é difícil conseguir com uma escrita simples. Sua trama é um como uma peça de tricot que vai crescendo entre pontos que aparentemente são complexos mas que aos poucos cria forma.

Aconselho ler a trilogia sem ler a sinopse que dá muito spoiler.

A narrativa da estória é em terceira pessoa, e o narrador apresenta duas estórias paralelas alternando-as a cada capítulo.

Em um capítulo temos o protagonista Tengo, um solitário professor de matemática que aparentemente parece alguém comum. Em outro capítulo, Aomame, é uma professora de defesa pessoal que igualmente a principio parece ser apenas mais uma pessoa normal. Mas estes personagens guardam segredos.  Envolvidos em assuntos perigosos,  se veem cada vez mais encurralados com suas decisões.

Inicialmente não percebe-se como estas estórias podem se entrelaçar mas sabemos que elas irão se fundir em algum momento.

Vol. 2

Neste segundo volume, Haruki Murakami continua a nos surpreender com seus mistérios, personagens e acontecimentos incríveis. Ele nos envolve de uma forma ainda mais intensa que no primeiro livro. Resolve muitos dos mistérios.

Quanto mais revelações um autor faz, maior seu desafio para o resto da história. Ele nos surpreende pois não prevemos a maioria das coisas e ele faz isto com muita criatividade.

Um ponto interessante é que ele faz algo muito utilizado na linguagem da TV e do rádio. Um recurso que atualiza sempre as notícias para os telespectadores que estão sintonizando naquele momento e que não ouviram (ou viram) o que fora noticiado anteriormente.  Me parece proposital e este recurso está longe de tornar a estória repetitiva e chata. Muito pelo contrário. É um recurso que ele sabe explorar muito bem e reverte esta questão, pois a perspetiva é mudada ou enriquecida por detalhes antes desapercebidos. Estas repetições também teem relação direta com as mudanças interiores dos próprios personagens. Como aquela sensação de reler um livro e ter uma nova perspetiva.

Neste livro II ele foi  implantou uma situação totalmente inesperada com relação a um dos protagonistas principais ao final da estória.

 

Vol. 3

O que se espera de uma trilogia é que ela mantenha o mesmo nível de qualidade em todos os volumes. O que parece ser uma coisa não muito recorrente acontecer. Mas não é o caso de 1Q84. Mesmo que alguns pontos pareçam ter ficado em aberto, o terceiro volume é fantástico. Assim como os outros dois primeiros livros. A trilogia manteve-se equilibrada do começo ao fim.

Somente neste último volume me caiu a ficha de como todos os personagens tiveram uma infância (cada qual a seu modo) traumática, solitária e o quanto foram rechaçados. Fosse por outras crianças, fosse por adultos e até os próprios pais. Neste sentido, é uma obra que cala fundo em nosso íntimo. Acho que é disto que o livro trata afinal. A solidão do homem em qualquer fase da vida e também, a questão da obediência imposta por regimes autoritários matando a individualidade e a personalidade. Seja estes ditadores os pais, a sociedade e/ou um sistema.

O que me encantou também neste livro é seu lirismo. O mundo interior dos personagens expostos em seus pensamentos nos mínimos detalhes. Sobre a escrita de Haruki Murakami reforço que é maravilhosa. É como se ele montasse origamis com as palavras onde ele também recorre muitas vezes às metáforas.

Trilogia recomendadíssima. Uma obra prima.

Comente via Facebook

Comente via Facebook

About the author

Graduada em Comunicação Social (Rádio e Televisão) com habilitação em roteiro. Paulistana. Gosta de dias nublados, leituras densas, música, cinema, gastronomia, e escrever.

10 Comentários

  1. Isabele

    Por favor, me dê spoilers dos dois últimos livros de 1Q84. Eu li o primeiro e fiquei curiosa pra saber um monte de coisas sobre a estória, mas não pretendo ler a trilogia toda. O livro não me encantou, sabe? Sei que é difícil entender, nem eu consigo explicar direito. rsrsrs

  2. onceuponaseasonblog

    Sempre tive vontade de ler esse livro! rsrs
    Nós do OUAS te indicamos para responder a Tag Descobrindo Novos Blogs, esperamo que não se incomode ^^

  3. Chronosfer

    Se me permites, assino junto a resenha. Trilogia maiúscula de um grande escritor. Meu abraço.

    • leiturasdalee

      Claro que permito!! E fico feliz por isto. Grande trilogia. Bárbara! Abraço e obrigada!! 🙂

Deixe um comentário

Arquivos
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Seguir modo abstrato
%d blogueiros gostam disto: