Literatura Brasileira
CANTEIROS DE SATURNO

Ana Maria Machado é considerada uma das maiores escritoras brasileiras com mais de cem livros publicados pelo mundo.

Canteiros de Saturno, é sua primeira obra que leio. Quando o peguei para ler imaginei que fosse um livro pesado pois sua sinopse menciona temáticas que nos remete a isto como por exemplo, traição e a transição no Brasil do regime militar para a democracia. Mas não. Não é um livro nada pesado.

A trama tem vários personagens e estes são interligados de forma direta ou indireta. O curioso destes relacionamentos é que todos se traem. Curioso também, é que estas traições não desembocam para um dramalhão. Traídos e traidores conseguem lidar com as situações de formas inesperadas. Os personagens são muito civilizados. Não sei se o homem um dia alcançará este grau de consciência.

Achei um livro bem diversificado em temáticas. Além das questões da traições amorosas e da questão política do país (ditadura e diretas), ela aborda também a questão da importância  da figura feminina na História do Brasil, a questão da passagem do tempo na vida do ser humano, a questão do processo de criação na literatura, na arte, a questão social, e dá uma pincelada leve no místico e na mitologia.

Tive a impressão que a estória foi curta para tratar de tantas temáticas e talvez por isto, não cativou tanto quanto poderia se focasse em uma ou outra. E qualquer uma destas é muito interessante. A figura feminina na construção da história do Brasil desde o seu descobrimento achei incrível que elas não constem nos livros acadêmicos. A pergunta é: por quê? Foi interessante também relembrar o cenário do país à época do plano cruzado. Para quem viveu estes período, é de temer que ele volte. A questão da passagem do tempo também achei interessante. Um assunto que particularmente sempre me cativou.

Enfim, para quem gosta destas temáticas e não quer ler algo denso, Canteiros de Saturno levanta estas questões porém  de uma forma tranquila. Longe de ser um estilo dramático e viceral.

Comente via Facebook

Comente via Facebook

About the author

Graduada em Comunicação Social (Rádio e Televisão) com habilitação em roteiro. Paulistana. Gosta de dias nublados, leituras densas, música, cinema, gastronomia, e escrever.

Deixe um comentário

Arquivos
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Seguir modo abstrato
%d blogueiros gostam disto: